O bem-estar de um ambiente de trabalho e a convivência do homem com os maquinários presentes nele dependem de vários fatores, um deles sendo a existência de um ambiente limpo e com boas condições de ar, visto que a dispersão de poluentes para o ambiente sem o controle necessário pode se tornar extremamente nociva para as pessoas e para o ecossistema ao seu redor. Por isso, é de extrema importância a utilização adequada de um sistema de ventilação industrial. No mercado, existem dois tipos principais de ventilação: a natural e a mecânica.
Qual a diferença entre ventilação natural e mecânica?
Na ventilação natural, as movimentações do ar não são controladas, portanto a sua eficiência depende de vários fatores, como densidade do ar e diferença de pressão. A construção das áreas em que haverá esse tipo de ventilação deve ser pensada para que a diferença de pressão interna seja negativa, a fim de que o ar entre por baixo e, devido a um consequente aumento da pressão interna, saia pela parte superior do edifício, havendo assim um maior fluxo de ar e uma menor poluição do ambiente.
Diferentemente da natural, a ventilação mecânica (ou geral) consiste na movimentação do ar através de ventiladores. Essa pode ser subdividida em diluidora e para conforto térmico.
- A ventilação diluidora tem como objetivo insuflar ar em um ambiente em que são presentes substâncias nocivas, a fim de diminuir a sua concentração. Isso traz muitos benefícios, como a melhoria da saúde e da segurança dos trabalhadores, e cria um ambiente mais produtivo para o trabalho.
- A ventilação para o conforto térmico é utilizada para proporcionar as melhores condições climáticas para as pessoas a fim de ter um bom rendimento, por isso existem critérios (taxa de renovação do ar e vazão) criados para vários ambientes de trabalho que visam a impor os limites de exposição ao calor pelas pessoas.
Quais são os tipos de ventiladores?
Há vários tipos de ventiladores, que podem ser divididos em dois grupos principais: os axiais e os centrífugos.
O ventilador axial é um ventilador de hélice, projetado para movimentar o ar de um espaço fechado para outro, sobre as mesmas condições de pressão. São utilizados nos ambientes a fim de retirar poluentes ou ajudar a melhorar as condições térmicas. Esse tipo de ventilador é aplicado bastante em fábricas, cozinhas e escritórios, por exemplo.
O ventilador centrífugo é constituído por um rotor, uma carcaça de conversão de pressão e um motor. Durante o seu funcionamento, o ar passa pelo rotor (no centro), após isso é acelerado pelas palhetas e impulsionado para fora.
Existem normas para ventilação industrial?
É indispensável que existam normas para o controle da concentração de certos poluentes e para adequar cada ambiente às melhores condições de convivência, como no caso das normas de ventilação para o conforto térmico. Elas são contempladas pelo guia Standard ASHRAE 62-2001 e definem a quantidade máxima de pessoas por determinada área (que pode variar dependendo do ambiente) e o ar que será inflado do externo por pessoa.
Gostou do artigo, ou até se interessou pela possibilidade de instalado um sistema de ventilação industrial na sua empresa? Saiba que a Diferencial Jr pode ajudá-lo na concretização dessa ideia. Entre em contato para saber mais!