Com o advento de novas tecnologias e a globalização da economia, a busca pela excelência no desenvolvimento de um produto ou de um serviço é inevitável. Dessa forma, as empresas tomaram como meta a qualidade e, assim, buscam cada vez mais métodos de ampliarem a qualidade do que produzem.
O Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) consiste, basicamente, em um check-list com todas as atividades de manutenção em um determinado equipamento (planejamento), assim como a correta execução dessas atividades (controle). Ele tem papel fundamental nessa busca por um produto de excelência, pois uma manutenção bem planejada e devidamente executada garante a disponibilidade da máquina, aumenta a competitividade, a lucratividade, a satisfação dos clientes, diminui a ocorrência de defeitos na produção, entre outras vantagens. Mas como um planejamento de manutenção pode aumentar a competitividade e o lucro de uma empresa? Recentemente, a Organização das Nações Unidas revelou que houve um aumento de 60% da produtividade do Departamento de Manutenção após a implantação de um Planejamento e Controle da Manutenção (PCM).
A implantação de um PCM traz inúmeros benefícios para uma empresa. Além de eliminar a falta de informação sobre o que fazer, um PCM possibilita a análise de desvios e medidas de correção e também aumenta a eficiência dos executantes. Com isso, o PCM se tornou um grande aliado nos sistemas de gestão atuais. Muitos estudiosos do movimento empresarial afirmam que a gestão da manutenção tornou-se uma ferramenta estratégica, deixando de ser “um mal necessário” às empresas, podendo, reconhecidamente, interferir diretamente na produção, nos custos e na satisfação dos clientes de uma empresa.
No entanto, uma pergunta deve ser feita: Como saber se a minha empresa está precisando da implantação de um PCM? Existem características comuns que compõem o cenário de empresas que precisam de PCM. Conhecer essas características é muito importante, para se compreender como anda a saúde do setor de manutenção de uma empresa. São elas:
- Alto índice de manutenção corretiva;
- Ausência de indicadores de manutenção;
- Alto índice de retrabalho nas atividades de manutenção;
- Ausência de metas;
- Manutenção preventiva e preditiva inexistentes;
- Altos custos de manutenção;
- Equipe de manutenção sobrecarregada;
- Falta frequente de peças de reposição e materiais para a execução de manutenção;
- Altos índices de horas extras na manutenção;
- Desconhecimento dos índices de Disponibilidade e Confiabilidade dos ativos;
- Acidentes;
- Horas de treinamento da equipe de manutenção.
Viu a importância de uma manutenção preventiva para uma empresa seja qual for o seguimento? Com essa necessidade, a Diferencial Jr oferece o serviço de Planejamento e Controle da Manutenção para qualquer tipo de empresa e com excelência. Não perca tempo, entre em contato conosco e garanta a qualidade de seus produtos.
E então? Sua empresa precisa implementar um PCM?
Está esperando o que? Entre em contato com a Diferencial Jr, que poderá ajudar com serviço de Planejamento e Controle da Manutenção de excelência para qualquer tipo de empresa.