Eficiência é uma palavra que sugere uma exatidão ou precisão, certo? No dicionário, sua definição formal é:
Produtividade; Capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo de desperdício.
Em meio aos atuais aumentos na conta de energia elétrica, um sistema de refrigeração ou climatização eficiente traz grande redução de gastos com energia, colaborando com a saúde financeira da sua empresa, ou ajudando com a conta de luz da sua casa.
Então… Quais são as falhas mais recorrentes? E como corrigi-las?
Quais os principais pontos que geram perdas?
Alguns problemas podem ser facilmente identificados. Entretanto, a resolução desses pontos pode garantir grandes resultados para alcançar a eficiência energética e economia na conta de energia.
Aqui vão algumas dicas para buscar um funcionamento mais eficiente do seu sistema térmico:
1- Posicione os aparelhos refrigeradores corretamente no ambiente
É interessante que a posição dos produtos esteja alinhada com a circulação de ar frio do ambiente, pois o bloqueio da circulação contribui diretamente no aumento do consumo de energia.
2- Evitar instalar fontes de calor próximo ao ambiente refrigerado
Você deve evitar colocar fontes de calor próximo ao ambiente refrigerado, evitando que um fluxo de calor entre a fonte e o ambiente seja criado.
3- Atenção à iluminação interna e equipamentos elétricos
Por exemplo, a eficiência energética de uma lâmpada fluorescente comum gira em torno de 32%, significando que 68% da energia que ela consome é perdida em forma de calor. Por isso, é importante que a iluminação interna seja dimensionada e utilizada apropriada e moderadamente, assim como qualquer outro equipamento elétrico.
4- Escolha a localização ideal para instalar a unidade Condensadora
O condensador é um dos componentes que exige maior atenção, pois ele não deve ser colocado próximo a fontes de calor, pois aumenta a temperatura de condensação e reduz a eficiência do sistema. Além disso, o condensador não pode ficar em local obstruído, fato que dificulta a circulação de ar. Esses dois fatores, afetam diretamente a eficiência do sistema de refrigeração e aumentando o gasto na conta elétrica.
5- Atente para a formação de gelo no evaporador e/ou nas tubulações
O gelo é isolante térmico, o acumulo deste nas tubulações dificulta a troca de calor entre o sistema e o ambiente, pode ser causada pela falta de isolamento das tubulações, má regulagem da válvula termostática ou má circulação do ar pelo condensador e tubulações, podendo ser causada por diversos fatores.
Essas dicas são fundamentais no processo para alcançar a eficiência energética, mas não corresponde ao processo inteiro.
Além dos fatores qualitativos, também existem os fatos quantitativos, que envolvem cálculos e equações para alcançar a carga térmica do ambiente, ou seja, retirar dele todo o excesso de calor, proporcionando a temperatura desejada.
Atualmente a Diferencial Jr fornece o serviço de Análise de Eficiência Energética, possuindo equipes especializadas em identificar e corrigir possíveis falhas no seu sistema de refrigeração, além disso, verificamos se os equipamentos estão superdimensionados, o que também gera gastos desnecessários.
Acha que seu sistema de climatização ou refrigeração pode ser mais bem aproveitado? Fale conosco e solicite um orçamento gratuito!