Os aparelhos de ar condicionado hoje são equipamentos indispensáveis para obter conforto em um ambiente qualquer. Continuamente esses equipamentos melhoram no quesito tecnologia gerando maior economia de energia e alcançando mais rapidamente a temperatura desejada. Todavia, você já se perguntou se o ar que você respira em um ambiente fechado tem qualidade? Você sabia que um ambiente climatizado sem manutenção pode provocar sérios riscos à saúde dos ocupantes? Diante dessa temática o presente artigo visa falar um pouco mais sobre a importância de um plano de manutenção, operação e controle (PMOC).
O que é PMOC?
É um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido na portaria 3.523/MS. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. De acordo com o critério recomendado pelo PMOC a verificação do estado de manutenção deve ser feita por um técnico devidamente capacitado que irá determinar a periodicidade da inspeção e limpeza.
Qual a importância de ter um PMOC?
Realizando um PMOC você garante a qualidade do ar no seu ambiente, assim como garante a correta manutenção dos seus equipamentos evitando gastos desnecessários e imprevistos.
Qual o risco que corro ao não ter um PMOC?
Além de aumentar a vida útil do aparelho e contribuir para a qualidade do ar e conforto dos ocupantes, um PMOC devidamente executado é fundamental para o cumprimento da portaria 3.523/MS e RE 09, cuja multa por irregularidade chegar a 200 mil reais em certos casos.
Não tenho um PMOC, mas estou providenciando. Posso ser multado durante esse período?
A realização do PMOC que em alguns casos, dependendo do número de equipamentos de ar-condicionado e da extensão dos dutos, pode demorara alguns meses é considerado um serviço em execução. Uma fiscalização, constatando uma situação como essa, deverá fazer uma comunicação ao interessado caracterizando a situação e marcando uma ou mais inspeções posteriores, dependendo de cada caso, para verificação do atendimento as exigências elencadas no PMOC.
Qual a qualificação do profissional apto a elaborar um PMOC?
“Compete ao engenheiro mecânico ou ao engenheiro mecânico e de automóveis ou ao engenheiro mecânico e de armamento ou ao engenheiro de automóveis ou ao engenheiro industrial modalidade mecânica: o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a processos mecânicos, máquinas em geral; instalações industriais e mecânicas; equipamentos mecânicos e eletromecânico; veículos automotores; sistemas de produção de transmissão e de utilização do calor; sistemas de refrigeração e de ar-condicionado, seus serviços afins e correlatos.”
Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas sobre PMOC? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!