Como a climatização pode aumentar a vida de prateleira de um produto

Saber conservar corretamente os alimentos é a chave para entregar um produto com garantia de qualidade, e ao mesmo tempo, manter as propriedades benéficas do alimento. Com uma boa conservação, durante todo o processo até chegar nas mãos do consumidor, o tempo de vida do alimento pode se estender, em alguns casos, a meses. Ao conservar bem esses alimentos você também evita estragos e perdas, que podem acarretar em uma baixa na produtividade.  

A seguir, algumas áreas em que podem ser aplicadas a refrigeração para conservejotes-congeladosação de alimentos:

Manipulação: Durante a manipulação dos alimentos, seja para estimular o crescimento de frutas e verduras ou para confecção de alimentos secundários, é necessário uma climatização no local, tanto para evitar a insalubridade dos que trabalham no local quanto para conservar os produtos de forma que não haja perdas na produção. Porém a climatização durante a manipulação e armazenamento não pode ter ventiladores e climatizadores com aspersão de neblina sobre os alimentos, segundo a ANVISA.

Transporte: O transporte de alimentos que necessitam de climatização, no caso um controle maior de temperatura, como carnes, sumos, creme vegetal e margarina, congelados ou supercongelados, gelados e similares, necessitam de um termômetro calibrado para ter um controle da faixa de temperatura ideal. Essas temperaturas podem variar de -18 ºC até 65 ºC, e caso não estejam dentro da faixa para cada alimento, aumenta a possibilidade do alimento chegar até o consumidor estragado.

Armazenamento: O armazenamento de alimentos bem realizado, é essencial para o mesmo tenha sua boa qualidade garantida, muitas vezes o alimento fica estocado durantes dias até meses, então para evitar que ocorra o estrago desses produtos, muitas vezes o local que os armazena é bem climatizado. Os produtos geralmente são mantidos abaixo de 0 ºC pois diminui a proliferação das bactérias, ao diminuir seu metabolismo.

slide_1309895456supermarketExposição: Durante a exposição dos alimentos é essencial que haja um controle de tempo e temperatura do mesmo, tanto para alimentos frios e quentes. A climatização varia de acordo com o alimento, segundo a ANVISA, alimentos quentes podem ficar na distribuição ou espera a 65ºC ou mais por no máximo 12 h ou a 60ºC por no máximo 6 h ou abaixo de 60ºC por 3 h, isto é, caso esses produtos sejam expostos por mais tempo ou por uma temperatura abaixo da estipulada eles podem causar danos para quem os consome. Já alimentos frios devem ser distribuídos no máximo a 10ºC por até 4 horas e quando a temperatura estiver entre 10ºC e 21ºC, só podem permanecer na distribuição por 2 horas, é possível observar que alimentos frios devem ser expostos por um menor período de tempo, por serem mais suscetíveis uma multiplicação microbiana.

A climatização dificulta as toxinfecções alimentares, devido a maior parte das bactérias presentes no meio ambiente, necessitarem de temperaturas acima de 7ºC para que exerçam suas atividades metabólicas. Por conta disso, o tempo necessário para que o alimento fique inapto para o consumo se torna maior, pois não há um crescimento dessa colônia de bactérias.

Está pensando em adequar a temperatura de seu ambiente? A Diferencial Jr pode te ajudar por meio de projetos de refrigeração ou climatização! Entre em contato e aproveite essa oportunidade de negócio!

Como a climatização pode aumentar a vida de prateleira de um produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X