Assunto muito popular atualmente, o processo de impressão 3D pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo suas maiores vantagens a rapidez e o baixo custo das peças desenvolvidas. Antes da impressão 3D, para se produzir um protótipo, era preciso modelar a peça manualmente, para depois fazer um molde, e a partir dele o protótipo. Com a impressão 3D, basta um modelo digital do objeto desejado e uma impressora.
O processo de impressão tridimensional não precisa ser utilizado apenas por indústrias e pela ciência, existem também modelos domésticos, que podem te ajudar a fabricar peças criadas e idealizadas por você mesmo, sem sair de casa.
As impressoras 3D funcionam baseadas numa tecnologia chamada Fused Deposition Modeling (modelagem por fusão e depósito) ou FDM, que funciona basicamente da seguinte forma:
A partir de um modelo tridimensional ou desenho técnico produzido em um programa de desenho computadorizado (CAD), o software da impressora compila todos os dados e sistematiza o objeto em várias camadas. Em seguida, a impressora 3D aquece o plástico especial utilizado, deixando-o em um estado semilíquido e o deposita ao longo do caminho de extrusão, camada a camada. Ao fim do processo, o usuário retira qualquer excesso de material, finalizando a peça.
Gostou do artigo? A Diferencial Jr pode auxiliá-lo com a impressão 3D por meio de serviços de desenho, consultoria e análises!
Entre em contato e torne sua ideia realidade!