Você já ouviu falar em conforto térmico?
O conforto térmico é comumente definido como uma condição mental que expressa satisfação de alguém com o ambiente térmico em que se encontra. Trata-se de atingir um equilíbrio entre o calor produzido pelo corpo e o perdido para o ambiente, e assim sentir-se satisfeito com as condições do ar atmosférico ao seu redor.
Que influência ele tem sobre as pessoas?
O conforto térmico é muito importante em relação a fatores relacionados ao trabalho. Por exemplo, se um indivíduo sente calor, ele se cansa mais rapidamente e tende a parar o que está fazendo para se refrescar de alguma forma, é se está com frio, ele tende a ficar sonolento e menos atento. Portanto, um ambiente termicamente agradável reduz os níveis de distração de trabalhadores, afetando diretamente seu desempenho e produtividade.
Ele está intrinsecamente relacionado também com o nível de satisfação de um cliente ao frequentar ambientes como lojas, boates e restaurantes, sendo muito mais propício a retornar a um estabelecimento se este oferecer uma atmosfera agradável.
O que contribui para sua manutenção?
Existem diversos fatores que contribuem para o estabelecimento ou não de um ambiente termicamente confortável, como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e radiação incidente. Existem também aspectos determinantes do sentimento de conforto que variam de pessoa para pessoa, como estado mental ou de saúde, tipo de roupa utilizada e nível de atividade metabólica, além da preferência individual por temperaturas mais ou menos elevadas. Sendo assim, não há uma situação que agradará a todos presentes.
O que configura um ambiente termicamente confortável?
Atualmente, o nível de conforto térmico proporcionado por um ambiente é normatizado pela ABNT NBR 16401, que define intervalos específicos de temperatura e de umidade relativa do ar relacionados, estipulados para agradar a pelo menos 80% das pessoas presentes no ambiente. Além disso, foi criado, com o intuito de tornar mais simples e prática a obtenção de uma estimativa em relação ao nível de conforto provido por um ambiente, o Diagrama do Conforto Humano, baseado na norma ISO 7730, que relaciona a temperatura e a umidade relativa do ar com o que é agradável para a maioria das pessoas.
Entendeu o que é conforto térmico? Acha que seu negócio pode oferecer um ambiente mais agradável? Entre em contato conosco para aprender sobre nossos serviços de climatização e isolamento térmico e mude isso!